quarta-feira, 27 de maio de 2020

AudTCMSP e parceiros realizarão o projeto “Tardes de Conhecimento” a partir de junho

A Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (AudTCMSP), em parceria com a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCMSP e com o Instituto Rui Barbosa (IRB), realizará uma série de eventos on line, abordando temas relacionados ao controle externo e ao processo de auditoria governamental. 

O projeto “Tardes de Conhecimento” consiste na realização de duas palestras transmitidas pelas redes sociais da Escola de Contas do TCMSP (facebook e youtube) com duração de até 1h30 cada, ofertadas em uma tarde. O seu principal objetivo é fomentar a busca pelo aprimoramento por parte dos próprios Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil, mediante a realização de eventos que os sensibilizem nesse sentido, tomando por base o “Programa de Formação de Auditores” entregue à Escola de Contas do TCMSP em fevereiro de 2020. Poderão participar do projeto, além dos Auditores dos Tribunais de Contas, qualquer pessoa interessada nos temas. 



A primeira edição das “Tardes de Conhecimento” ocorrerá no próximo dia 2 de junho, a partir das 14:20. Os palestrantes serão o Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), Ismar Viana, que tratará do processo de controle externo, e o Gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas do IRB, Nelson Granato, que abordará as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP)

A programação preliminar do projeto é a seguinte (sujeita a alterações):


Edição
Data Prevista
Tema
1
02/06/2020
O processo no controle externo
NBASP – visão geral dos níveis 1, 2 e 3
2
16/06/2020
O processo de auditoria no setor público
Auditoria baseada em riscos
3
30/06/2020
Avaliação de controles internos
Elaboração de papéis de trabalho
4
14/07/2020
Aplicação da LINDB nos Tribunais de Contas
Responsabilização de agentes públicos pelos TCs
5
28/07/2020
Amostragem aplicada em auditorias
Aplicações tecnológicas em auditoria: Projeto Suricato
6
10/08/2020
Auditoria financeira conforme ISSAI 200 e NBC TA
A experiência da CGU em auditorias financeiras
7
25/08/2020
Auditoria de conformidade com base na ISSAI 400
Case de sucesso de auditoria de conformidade TCMSP
8
08/09/2020
Auditoria operacional conforme ISSAI 300
Case de sucesso de auditoria operacional do TCMSP
9
22/09/2020
NBASP 12 e quantificação de benefícios gerados - TCs
O novo manual de auditoria do TCMSP
10
06/10/2020
Sistemas de auditoria: o FISCALIS - TCU
Sistemas de auditoria: o e-AUD - CGU

As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas pelos interessados, em breve, pelo site da Escola de Contas do TCMSP: https://escoladecontas.tcm.sp.gov.br. Para cada edição, será necessária uma inscrição individualizada.

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Pandemia continua em foco no Boletim Informativo da AudTCMSP de maio


A edição de maio do Boletim Informativo da Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (AudTCMSP) já está disponível. A pandemia do novo coronavírus continua sendo o destaque, tal como na edição anterior. 

Entre as notícias em destaque, estão as orientações de órgãos e entidades integrantes do controle externo no tocante ao exercício da fiscalização sobre as ações em curso, a cargo das entidades governamentais, para enfrentamento da Covid-19. Além disso, são veiculadas matérias sobre alterações legislativas de interesse dos Tribunais de Contas e sobre os eventos em comemoração ao dia nacional do Auditor de Controle Externo. 

Na seção “Opinião”, é reproduzido um artigo do Conselheiro Valdecir Pascoal, do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, com o título “Papel do Estado em tempos de pandemia: combate ao vírus e à crise econômica e social (uma análise da quarentena fiscal)”. 

Já nos “Informes Técnicos”, o Diretor de Desenvolvimento Profissional da AudTCMSP, Jorge de Carvalho, aborda a matriz de riscos, ferramenta útil à avaliação das adversidades que circundam os objetivos de uma organização, e que necessariamente deve integrar o planejamento das auditorias sobre determinado objeto. 

Em “Jurisprudências”, o Diretor Jurídico da Associação, Carlos Richelle, efetua uma breve análise do julgamento do Supremo Tribunal Federal (Tema 899 - RE nº 636.886/AL) que definiu a tese da prescritibilidade da pretensão de ressarcimento ao erário, fundada em decisão de Tribunal de Contas. 

Para acessar o Boletim Informativo de maio na íntegra, CLIQUE AQUI!